Participação familiar: a importância dos pais acompanharem as atividades dos filhos

porPivi Instituto Pivi

Participação familiar: a importância dos pais acompanharem as atividades dos filhos

Dedicação, cuidado, acompanhamento, afeto. Essas atitudes são importantes no ambiente familiar para o desenvolvimento saudável da criança, que precisa se sentir acolhida e segura em seu lar.
Na correria do dia a dia, às vezes pode parecer difícil conciliar as diversas tarefas e obrigações. No entanto, é fundamental e de extrema importância que os pais estejam atentos às necessidades de seus filhos.

Acompanhar as atividades da criança, incentivando-a na realização de seus trabalhos escolares é uma maneira de demonstrar zêlo e cuidado.
É fundamental criar e manter o hábito de olhar as atividades dos filhos, compreender qual matéria na escola entendem com mais facilidade, qual tem mais dificuldade e assim por diante.

Nessas observações, pode-se descobrir, inclusive, aptidões, dons e talentos das crianças, que é algo bem interessante também. Lembrando sempre de ajudá-la nas matérias que possuem mais dificuldade: isso faz com que aprendam, aos poucos, a desenvolverem características que são essenciais na vida: como a resiliência e superação.

Ao criar uma rotina de acompanhamento, desenvolve-se também a disciplina, a questão do foco também é trabalhada. As crianças costumam seguir os exemplos da família – que possuem grande papel na sua formação pessoal – por isso, é bom estabelecer uma rotina com hábitos saudáveis.

Dessa maneira, há grandes chances dela carregar consigo esses exemplos, o que a ajudará a criar hábitos saudáveis também.
É importante também que os pais tenham tempo de lazer e qualidade com seus filhos, dedicando parte de sua programação para a realização de brincadeiras saudáveis: isso faz com que elas desenvolvam seu lado criativo e se sintam acolhidas e amadas.

Promover a criação de rotinas saudáveis pode trazer influências positivas para as crianças, que como citamos inicialmente, possuem a tendência de reproduzir os hábitos dos pais / familiares. Que, por sua vez, será um dos fatores significativos em sua formação.

 


Sobre o Autor

Pivi Instituto Pivi administrator

Deixe uma resposta